A instalação com sucesso de painéis fotovoltaicos depende da qualidade do cabo para energia solar. Essa é uma característica tão importante quanto, por exemplo, saber a dimensão de um tubo para uma tubulação de água, pois o tamanho do diâmetro dos cabos fotovoltaicos favorece ou não o fluxo das correntes elétricas.
Portanto, é fundamental saber identificar qual é o melhor diâmetro e a amperagem para determinado cabo fotovoltaico, a fim de garantir um bom funcionamento e segurança da instalação.
Neste artigo vamos passar orientações para você saber como escolher os melhores cabos para energia solar. Confira:
Saiba o que é cabo fotovoltaico
O cabo fotovoltaico, também conhecido como cabo solar, é utilizado para conectar e conduzir a corrente elétrica entre painéis solares e para o sistema fotovoltaico.
Quando a dimensão do cabo fotovoltaico for inadequada, o desempenho do sistema fotovoltaico poderá ser comprometido, desencadeando até o mal funcionamento das baterias.
Saiba a diferença entre o fio e cabo
O fio e o cabo são condutores elétricos, fabricados com cobre ou alumínio. No entanto, o fio possui um único comprimento, enquanto o cabo tem um conjunto de fios isolados. Portanto, o cabo torna-se um item com movimentos flexíveis. Além disso, o cabo está disponível em vários diâmetros e amperagens.
Os painéis solares devem ser instalados com cabos, isto garante a conexão certa para uma transmissão de energia elétrica de sucesso. Afinal, a flexibilidade permite que os cabos sejam mais resistentes às mudanças climáticas, como, por exemplo, ventos fortes e chuvas.
Aprenda a escolher os melhores cabos para energia solar
Para facilitar a escolha do melhor cabo para energia solar, o responsável pela instalação deve considerar a quantidade máxima de amperes que o cabo suporta. Pois, quanto maior for a corrente que o sistema solar for gerar, maior deverá ser a amperagem suportada pelo cabo fotovoltaico.
Ou seja, a quantidade de amperes que o sistema solar fotovoltaico for produzir, será referência para a quantidade mínima de amperes que o cabo deve ter. Isto precisa ocorrer para garantir o nível de segurança considerado adequado para a instalação de um cabo a uma amperagem mais elevada.
Se o cabo instalado for maior que a quantidade de amperes produzida pelo sistema solar fotovoltaico, a instalação irá garantir que não haja queda de tensão, nem um possível superaquecimento do cabo, diminuindo as chances de sobrecarga do sistema e um possível incêndio.
O cabo fotovoltaico deve ser pensado como um sistema de encanamento, onde ocorre muita pressão da água, causando o rompimento do cano. Desta forma é com o sistema de amperes, quanto maior for a quantidade, maior deve ser o cabo para suportar a pressão produzida pelo sistema.
Gostou do conteúdo?
Confira o nosso blog e leia mais assuntos.