CONHEÇA AS VANTAGENS DESSE TIPO DE ENERGIA RENOVÁVEL E O PORQUE GANHOU AINDA MAIS ESPAÇO DURANTE A PANDEMIA
É fato que a pandemia de COVID-19 mudou o estilo de vida de todos nós. Há algumas mudanças, no entanto, que podem ser positivas: entre elas, o aumento no uso de energias renováveis, como, por exemplo, a energia solar.
No início da pandemia houve uma considerável diminuição na emissão de gases poluentes devido a desaceleração das atividades industriais, consumo de combustíveis, etc. Isso não se manteve, no entanto, e o índice retornou ao habitual. Essa experiência chamou a atenção para a importância das energias renováveis, que são as fontes mais limpas de energia.
O número de instalações de energia solar, por exemplo, cresceu cerca de 75% na área urbana em 2020. Na área rural, o crescimento foi ainda mais notável: cerca de 95%.
Os atrativos desse tipo de mudança são muito claros: a energia solar pode fazer com que a conta de energia elétrica seja reduzida em mais de 90%. Além disso, o impacto ambiental desse tipo de solução é baixíssimo e os benefícios para o meio ambiente são incontáveis.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma fonte de energia sustentável, sempre lembrada como uma fonte muito positiva para a natureza. Ela é limpa, renovável e inesgotável. Ocupa pouco espaço e não emite nenhum tipo de poluente, como a termoelétrica, por exemplo.
A energia solar ocupa pouco espaço e demanda apenas que a infraestrutura do sistema fotovoltaico seja instalada em uma área com boa incidência de sol, para que a geração de energia seja compatível com o que se necessita.
Como se não bastasse, a energia solar é gratuita – basta pagar pelas placas e painéis utilizados na operação, que duram média de 25 anos e demandam de pouca, ou, quase nenhuma assistência técnica.
Além disso tudo, a energia solar ainda consegue acessar com facilidade lugares fora do centro das grandes cidades, já que não exige investimentos em linhas de transmissão. É por isso que esse é o sistema de energia renovável mais utilizado em áreas rurais.
COMO INVESTIR EM ENERGIA SOLAR?
A instalação de um sistema fotovoltaico precisa ser realizada por especialistas e com equipamentos apropriados. O investimento para obter esse tipo de energia é consideravelmente alto, porém com a alta demanda tem cada vez ficado mais acessível. O que é uma ótima oportunidade para o crescimento e popularização de um meio tão benéfico.
A energia solar também possui um excelente custo-benefício, já que a economia gerada na conta de luz acaba compensando os gastos com a implementação do sistema, praticamente auto pagando o seu investimento.
Ao considerar todos os pontos positivos fica claro o excelente potencial da energia solar no Brasil, que possui ótimo índice de insolação durante todo o ano, o que é essencial para o funcionamento desse tipo de geração.
Vale ressaltar que, na América do Sul, esse tipo de tecnologia vem avançando muito, o que é extremamente benéfico para o futuro do planeta e para as próximas gerações.
Para investir nessa energia renovável inteligente, conheça a CONDVOLT. São mais de cinquenta anos no mercado, produzindo cabos elétricos de alto padrão e qualidade. Atuando também, com os cabos fotovoltaicos.