Vantagens e consequências no uso de cabos normatizados x cabos desbitolados

Os cabos normatizados são produzidos de acordo com as especificações definidas pelo INMETRO e seguem todas as normas técnicas determinadas para garantir a segurança e durabilidade do produto. Já os cabos não produzidos conforme normas podem comprometer as instalações elétricas e causar possíveis acidentes. 
 
Geralmente, os cabos de má qualidade são conhecidos como cabos “desbitolados” e produzidos com uma quantidade menor de cobre e maior de PVC, vias irregulares, cobre sucateado, mantendo o diâmetro padrão dos produtos, mas com um material que não é recomendado para utilização.
 

COMO IDENTIFICAR UM CABO IRREGULAR?


Um dos indicativos de que o produto não segue as normas definidas é a ausência do selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), acompanhado do logo da certificadora e do número registrado do cabo, que serve como prova de que o material passou por um controle de qualidade e foi auditado com regularidade. 
 
A seção nominal do produto também precisa estar gravada na cobertura do cabo, isto é, as medidas da área de corte do fio devem estar registradas no produto. Outra maneira de verificar as irregularidades nos cabos é comparar fisicamente um produto que siga todas as especificações do INMETRO com um cabo de bitola inferior.
 

OS RISCOS ASSUMIDOS AO UTILIZAR CABOS DESBITOLADOS


Os cabos fora das especificações, além de não seguirem os padrões de segurança e qualidade durante a produção, também são fabricados com menor quantidade de cobre, implicando numa possibilidade de sobrecarga do condutor, o que pode ocasionar o derretimento do isolante e gerar um curto-circuito, ou até mesmo um incêndio.
 
A capacidade limitada de condução elétrica também pode ocasionar o aumento de consumo de energia, gerando maior custo.
 

COMO É FEITA A FISCALIZAÇÃO?


Todos os fabricantes de fios e cabos elétricos devem ter certificação do INMETRO, porém ainda é comum algumas empresas desrespeitarem as normas exigidas e burlarem os padrões de qualidade dos produtos. Por isso, é sempre muito importante contar com empresas de confiança durante a compra de materiais elétricos.
 
O valor de compra de cabos desbitolados pode ser menor, mas os riscos de uso são mais altos, não oferecendo um bom custo-benefício. Por isso, procure revendedores autorizados e empresas confiáveis para o fornecimento e instalações da rede elétrica da sua obra.
 

AS VANTAGENS DE UTILIZAR CABOS NORMATIZADOS


Para garantir um ambiente seguro, evitar problemas na estrutura do seu patrimônio, manutenções frequentes e prevenir o aumento de consumo de energia por falhas na rede elétrica, os cabos normatizados são a melhor opção. 
 
O custo pode ser maior, mas a segurança e qualidade são garantidas, por isso, busque sempre pelo selo do INMETRO na hora de fazer a sua compra de fios e cabos elétricos.
 
A Condvolt está há mais de 50 anos no mercado e foi uma das primeiras indústrias a ser certificada com a ISO 9000. A empresa produz fios e cabos elétricos para os mais diversos segmentos, com materiais de alta qualidade e sempre seguindo as respectivas especificações e normas vigentes. Nossa experiência e tradição são referências para os clientes.
 
Continue acompanhando nosso blog para saber mais!