Quem lida com instalações elétricas sabe bem que o aterramento existe a fim de proporcionar proteção contra choques elétricos, sobretensões e curtos-circuitos, tanto em instalações domésticas, como em complexos industriais e comerciais. Porém, uma dúvida frequente de eletricistas iniciantes é: como dimensionar o cabo de aterramento?
Apesar dessa ser uma dúvida de muitos profissionais iniciantes na carreira, trata-se de algo bem simples de resolver, por isso, ao longo deste conteúdo explicaremos com mais detalhes como dimensionar um cabo de aterramento, e assim garantir a segurança de uma instalação. Confira!
O que é aterramento?
O aterramento é a ligação que o profissional de eletricidade faz de um equipamento ou sistema à terra, com o objetivo de garantir proteção, ou simplesmente para seguir as normas da NBR 5410, que preza pela segurança das instalações elétricas de baixa tensão.
Existem dois tipos de aterramento, sendo eles o aterramento de proteção, diretamente ligado à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. E o aterramento funcional, relacionado a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema proporcionado.
Ainda conforme a NBR 5410, as instalações elétricas de baixa tensão precisam obedecer um dos três esquemas de aterramento básicos (TT, TN e IT), mas entender mais sobre essas siglas é assunto para outro conteúdo.
O que é dimensionamento de fios e cabos?
Antes de falar sobre o dimensionamento de cabos no aterramento, é importante ter clareza sobre o que é o dimensionamento de fios e cabos, certo?
Quando falamos em dimensionamento de fios e cabos, estamos nos referindo ao cálculo das dimensões, ou seja, na determinação prévia das seções adequadas dos materiais ideais para uma instalação.
Como dimensionar o cabo de aterramento?
O dimensionamento correto de um sistema de aterramento, exige conhecimentos detalhados sobre as características de cada imóvel, ou seja, é fundamental que o eletricista saiba qual a potência, seção dos condutores elétricos e esquema de aterramento adotado no local.
Para facilitar esse dimensionamento, basta avaliar a Tabela 58, da NBR 5410:
A seção do condutor Terra utilizada no circuito será determinada pela seção do condutor fase dimensionada.
Quando a aplicação da tabela 58 conduzir a seções não padronizadas, devem ser escolhidos condutores com a seção padronizada mais próxima, como exibido a seguir:
Tipos de cabos indicados para aterramento
Para a interligação dos eletrodos de aterramento, que são as hastes de liga de cobre enfincadas ao solo, o ideal é utilizar cabos de cobre nu.
Já na parte fundamental do sistema de aterramento, chamada de equipotencialização da instalação elétrica, que fica fora do solo, podem ser utilizados cabos de cobre nu ou isolados.
Além disso, todos os condutores podem ser em cobre nu, cabos de 750 V com isolação ou cabos de 1kV.
Evite erros na hora de realizar o dimensionamento do cabo de aterramento de uma instalação investindo em fios e cabos especiais da Condvolt. Conheça nosso catálogo clicando aqui!